quarta-feira, 2 de março de 2011

Frederick Scott Archer- João Pedro nº16

Frederick Scott Archer (1813 - 1857) na Grã-Bretanha, dedicou-se a gravura e a escultura, logo despertou o interesse pelo mundo e processo da fotografia do Calótipo. Começa a trabalhar com isso em 1847 para realizar fotografias dos seus desenhos de gravura.Mais tarde Fredrick Scott Archer, conhece seu invento que revolucionaria o mundo da fotografia, o Colódion Úmido que era bem mais rápido do que o Daguerreótipo, e com uma grande vantagem com respeito à exposição, esta era bem mais curta
archer.jpg
O processo consiste em: 

1. Espalhar cuidadosamente o colódio com iodeto de potássio sobre o vidro, escorrendo até formar uma superfície uniforme.

2. No quarto escuro, com luz alaranjada, a placa era submetida a um banho de nitrato de prata. 

3. A placa era exposta na câmara escura ainda úmida, porque a sensibilidade diminuía rapidamente à medida que o colódio secava. O tempo médio de exposição ao sol era de 30 segundos. 

4. Antes que o éter, que se evaporava rapidamente, secasse, tornando-se impermeável, revelava-se com ácido pirogálico ou com sulfato ferroso.

5. A fixagem era feita com tiossulfato de sódio ou com cianeto de potássio (venenoso), e finalmente lavava-se bem o negativo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário